Jornalismo não está saturado: reflexões de carreira e dica de dorama na Netflix - Reporta Mais: Crítica de Cinema, cultura e entretenimento

janeiro 25, 2026

Jornalismo não está saturado: reflexões de carreira e dica de dorama na Netflix

Olá, queridos leitores!


Esses dias li uma frase no LinkedIn que ficou martelando na minha cabeça. Dizia: “Jornalismo e paixão não pagam boleto”. Confesso que não é a primeira vez que escuto isso e, pior, já acreditei nessa ideia ultrapassada.


Arquivo pessoal


Quanto mais você acredita que o mercado está saturado, mais se limita, mais fica para trás e deixa de se conectar com boas oportunidades. Basta abrir o próprio LinkedIn para perceber a quantidade de vagas que surgem diariamente para redator, jornalista, produtor de conteúdo, jornalista de dados, marketing e tantas outras áreas que dialogam diretamente com a comunicação.


Com o tempo, aprendi que não dá para abraçar tudo ao mesmo tempo. É importante escolher uma área com a qual você realmente se identifica e focar. Saber um pouco de tudo ajuda, claro, mas se segmentar virou um grande diferencial. Buscar cursos alinhados com as suas habilidades, investir no que você já faz bem e aprimorar isso faz toda a diferença na carreira jornalística.


Hoje, eu penso diferente. Essa ideia de que o mercado saturou geralmente vem de quem parou no tempo e prefere repetir o mesmo discurso. O jornalismo está mais dinâmico, e cada vez mais conectado com outras linguagens. Eu, por exemplo, migrei para o jornalismo esportivo e foi ali que me encontrei de verdade. Parei de dar atenção a falas carregadas de medo da concorrência. Nem todo mundo quer as mesmas coisas!


E falando em sonhos e recomeços, eu quero aproveitar esse gancho para trazer uma dica de K-drama (dorama coreano) que conversa muito com tudo isso.


Dica Netflix


Em Pinocchio, acompanhamos a história de Choi Dal Po, um jovem que sonhava em ser âncora de um telejornal de prestígio. No entanto, um incidente inesperado muda completamente o rumo da sua vida e o obriga a reconstruir seus planos. 

Dorama Pinocchio retrata o jornalismo e os dilemas éticos na Netflix
Divulgação/Netflix; Prime Video

A série vai além do romance e mergulha no universo do jornalismo, mostrando dilemas éticos, disputas por audiência e o peso que uma notícia pode ter na vida das pessoas. Pinocchio foi escrita por Park Hye-ryun e dirigida por Jo Soo-won, nomes conhecidos por criar histórias que misturam emoção e crítica social. 


No elenco, Lee Jong-suk interpreta um dos personagens mais marcantes da sua carreira, ao lado de Park Shin-hye, que vive uma aspirante a jornalista com a famosa síndrome de Pinóquio, incapaz de mentir sem soluçar. 

Divulgação/Amazon 


Vale lembrar que, Lee Jong-suk,  já viveu personagens icônicos em produções como While You Were Sleeping e W: Two Worlds, sempre transitando entre dramas intensos e histórias que fazem pensar.


Onde assistir


A série está disponível na Netflix e no Prime Vídeo é uma ótima escolha para quem gosta de narrativas que unem jornalismo e amadurecimento pessoal, além de dialogar diretamente com quem vive ou sonha com a profissão.




Para mais atualizações sobre K-pop e novidades da cultura pop, siga-me nas redes sociais e  no Bloglovin.


Até a próxima!


Fonte: Netflix, Prime Video. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá querido leitor, seu comentário é muito IMPORTANTE para o andamento do blog. Deixe sua opinião, dica, elogio, crítica (com fundamento) ou sugestão.

❤ Seja bem-vindo e volte sempre!